Interação Esportiva

O Blog “Interação Esportiva” faz parte de uma pesquisa de comportamento, com o objetivo de identificar e conhecer a comunicação e a interação entre diversas modalidades esportivas.
Todo conhecimento e informação adquiridos serão utilizados no desenvolvimento de produtos voltados para o segmento esportivo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Urban Riders: desafios na vida e sobre duas rodas.


Capacete “coquinho”, luvas, caneleira, mochila e bicicleta com banco baixo equipada com freios a disco, são características de um urban rider, praticantes do Ciclismo Extremo Urbano, que abrange diversas modalidades, como Urban Assult, Downhill, Freeride, Trial, BMX e 4x.

Álvaro Perazzoli, praticante do Ciclismo Extremo, ganhou uma bicicleta aos 11 anos de idade e aos 16 já competia profissionalmente provas de ciclismo de rua. “Descobri o poder que a bicicleta tem de fazer você ampliar o seu mundo e conhecer outros lugares de forma independente”, contou Álvaro.

A liberdade, a falta de regras e o contato com a natureza foram os atrativos que o levaram a continuar a prática do Ciclismo Extremo. Para ele, a bike é mais do que um esporte, é um transporte, terapia, solução ambiental e estilo de vida: “corpo e máquina se tornam um só”, comenta.

Desafios, obstáculos e dificuldades fazem parte do esporte e também da vida pessoal dos praticantes da modalidade, porém, Álvaro nos conta que o maior desafio não é o obstáculo em si, e sim o medo de enfrentá-lo. “Acho que o primeiro passo para enfrentar qualquer obstáculo é se auto-avaliar. Você está preparado para superar isso (psicologicamente, fisicamente e habilmente)? Se sim, se joga, se não, o que falta para superá-lo? Treine isso até conseguir”, incentiva.

Manter-se nesse esporte financeira e socialmente foi um dos desafios que Álvaro enfrentou. Na época em que iniciou a prática, ele não tinha recursos financeiros para ter os equipamentos básicos e tal modalidade estava muito elitizada. Essas dificuldades levaram-no a ficar afastado do esporte e sem conseguir um patrocinador, porém, a vontade e o sonho de voltar a praticar incentivaram-no a criar, em 2003, uma comunidade, a Urban Riders (, com pessoas que tiveram a mesma dificuldade. ”A proposta do Urban Riders é ser uma comunidade de pessoas que gostam de bicicleta, seja qual for a sua modalidade, nível técnico, classe social e idade. É um veículo construído pelos próprios visitantes, seja no conteúdo e mesmo nas ações e eventos”, explica.

Em 2005, a comunidade tornou-se o site www.urbanriders.com.br que, atualmente, é um dos mais acessados e representativos desse segmento no Brasil e possui reconhecimento de atletas, mídias e entusiastas. Álvaro afirma que foi isso que o permitiu ir mais longe do que atleta e começasse a atuar diretamente no esporte como: organizar e cobrir eventos, produzir vídeos, ajudar no marketing e comunicação de empresas e até mesmo desenvolver e auxiliar na importação de produtos específicos para o esporte.

Plenitude e uma grande sensação de que vale a pena buscar algo que se quer é a sensação que Álvaro tem ao conseguir superar as dificuldades. “Se você não consegue vencer seus próprios limites, como conseguirá vencer o próximo?”, comenta. Para ele, o simples fato de estar vivo já é um grande motivo para querer cada vez mais desafios.

Um comentário: