Interação Esportiva

O Blog “Interação Esportiva” faz parte de uma pesquisa de comportamento, com o objetivo de identificar e conhecer a comunicação e a interação entre diversas modalidades esportivas.
Todo conhecimento e informação adquiridos serão utilizados no desenvolvimento de produtos voltados para o segmento esportivo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

RUGBY, fique por dentro da próxima febre do nosso esporte!!

Imagine a cena: Numa uma partida de futebol um tanto quanto entediante... cansativa. Do nada, um dos jogadores pega a bola em seus braços e sai correndo na direção do gol adversário. Ele “faz o gol” e comemora, alguns o aplaudem outros o criticam e até perdem a paciência. O resultado foi um só: RUGBY.
Embora algumas pessoas discordem dessa versão, o que importa é que o esporte nasceu, cresceu e não pára de crescer, e sem dúvidas será uma das maiores atrações das Olimpíadas de 2016.
Embora este jogo pareça com o conhecido Futebol Americano, diversos detalhes o diferem. Começando pela sua prática ao redor do mundo, o rugby é praticado assiduamente em mais de 100 países, e o Futebol Americano é tradicional apenas nos Estados Unidos e Canadá. Outra diferença é encontrada também no campo (é maior), e o os postes levam o formado de “H”, ao contrário do “Y” no Futebol Americano.
Formação da equipe, duração da partida, modo de início do jogo, passes com mãos e pés, pontuação e equipamentos também são itens específicos para a modalidade.
No Brasil, a chegada do rugby deve-se ao mesmo homem que trouxe o futebol da Inglaterra para o nosso país, Charles Miller. Bastou poucos dias para que o inglês criasse o primeiro clube nacional, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby. Décadas depois, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Rugby, em 1996, que foi vencido pelo time catarinense Desterro Rugby Clube, formado e treinado pelo experiente português Miguel Caçote.
Diversos torneios acontecem ao redor do mundo, sejam regionais, nacionais ou internacionais. O mais importante deles é a Copa do Mundo de Rugby, realizado a cada 4 anos pela IRB e é a 3ª competição esportiva mais vista no mundo, somente atrás da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos, respectivamente.

As 10 principais equipes internacionais: Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Inglaterra, Irlanda, França, Escócia, Argentina, Pais de Gales e República de Fiji. O Brasil encontra-se na 28ª colocação no Ranking Internacional.
Principais equipes nacionais: Unibrasil CRC, Bandeirantes, SPAC (São Paulo Athletic Club), São Jose, Rio Branco, Pasteur, Niterói e Desterro, todos fundados entre 73 e 88.

Principais Campeonatos Internacionais: Copa do Mundo de Rugby, Campeonato Pan-Americano de Rugby, Copa Heineken, Cinco Nações Asiáticas e Campeonato Sul-Americano de Rugby.
Principais Campeonatos Nacionais: Campeonato Brasileiro de Rugby (Conhecido como Super 8), Copa do Brasil de Rugby e o Circuito Brasileiro de Rugby Sete.

CONFIRA AS TABELAS DE ALGUNS CAMPEONATOS

Paulista - 2011


Brasileiro Super 10 - 2011



Em breve mais postagens. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário