Interação Esportiva

O Blog “Interação Esportiva” faz parte de uma pesquisa de comportamento, com o objetivo de identificar e conhecer a comunicação e a interação entre diversas modalidades esportivas.
Todo conhecimento e informação adquiridos serão utilizados no desenvolvimento de produtos voltados para o segmento esportivo.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pakour, agilidade e eficiência

Mover-se de um ponto ao outro de forma eficiente e veloz usando apenas as habilidades do corpo faz parte do princípio do Parkour. Fundado pelo francês David Belle, o Parkour (ou PK) foi criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante. O esporte acontece nos locais mais corriqueiros e utiliza-se desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto.

Ele não é considerado um esporte radical, mas uma arte ou disciplina e se assemelha à auto defesa nas artes marciais. O atleta procura superar todos os obstáculos em seu caminho, como se estivesse em uma situação de emergência, o que faz com que o treinamento seja direcionado para a fuga. Além disso, sua eficácia consiste no fato de que a função do praticante não é simplesmente se mover o mais rápido que puder, mas mover-se de maneira enérgica, econômica e direta.

Bruno Bueno - praticante de parkour

Acessível a todos, o PK possibilita o autoconhecimento do corpo e da mente, propiciando qualidade de vida a jovens ávidos por novas experiências. No Brasil, o esporte começou a ser praticado a partir de vídeos. “Em qualquer treino de Parkour os iniciantes são bem vindos. Você pode encontrar treinos em comunidades da sua cidade, sempre tem alguém divulgando. É só aparecer no local e horário que será muito bem recebido”, conta Bruno Bueno, praticante do esporte.

Após assistir vídeos sobre o assunto, Bruno Bueno, na época com 16 anos, começou a praticar o Parkour, apenas por diversão. “Eu não sabia que no parkour existia um outro mundo, com ideologias e com treinamento bem mais pesado do que o esperado, foi bem impressionante. Acho, todos deveriam conhecer”, diz. Para ele, conseguir fazer algo que você achava que não conseguiria propicia um prazer enorme, uma explosão de felicididade.

Segundo ele, começar a fazer movimentos com maior domínio de seu corpo depende das experiências anteriores do atleta. Alguns cuidados são necessários para aqueles que estão começando como o alongamento, aquecimento, além do preparo físico e mental são essenciais. “Repetição” é a dica que Bruno nos dá: “é a repetição que faz você conseguir. Não adianta fazer uma vez e falar "eu consigo", é melhor você conseguir o mesmo movimento várias vezes até seu corpo estar preparado para fazer aquele mesmo movimento no momento em que você precisar”.

Para a prática do Parkour, Bruno sugere alguns lugares conhecidos para poder treinar. “O Parque Sampaio é um dos melhores lugares de São Paulo. O pessoal posta vídeos na internet com alguns lugares muito bons dentro e fora do estado”, conta.


Clique aqui para acessar o vídeo de David Balle





6 comentários:

  1. moreeeeeeeeeeeeeeeee acho massa esse esport que vc faz parabens continue assim força na peruca rapaz *-* mil bjs b.y: cyda marques ^^

    ResponderExcluir
  2. "Acho, todos deveriam conhecer" É, a maioria pensa que o Parkour é aprender os movimentos e ponto, é como tá escrito alí em cima: "Mover-se de um ponto ao outro de forma eficiente e veloz usando apenas as habilidades do corpo faz parte do princípio do Parkour, e superar obstáculos de qualquer natureza."

    Todos os praticantes devem conhecer o Parkour como ele é.

    Muito bom parabéns pelo post recomendo, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu pessoalmente considero para mim o parkour como a arte do movimento,quando comecei a praticar o parkour tudo mudou,paassei a vêr as coisas de um modo diferente,o que antes era apenas uma silples parede feito por cimento e tijolos,hoje para mim é um obstáculo,no parkou você só possui dois adversários,você mesmo e o medo,então podemos também considera-lo a arte da alto superação....

    ResponderExcluir
  4. Simplismente vo definir esse esporte e uma palavra só Espetacular....Tomara que isso cresça mais e mais. Boa Sorte pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  5. O Parkour, muito mais que um esporte, é um estilo de vida, que nos auxilia na auto-superação e na auto-confiança, superando e evoluindo os obstáculos concretos, os quais o corpo utrapassa com agilidade e eficiência, e os problemas da vida (:

    ResponderExcluir