Interação Esportiva

O Blog “Interação Esportiva” faz parte de uma pesquisa de comportamento, com o objetivo de identificar e conhecer a comunicação e a interação entre diversas modalidades esportivas.
Todo conhecimento e informação adquiridos serão utilizados no desenvolvimento de produtos voltados para o segmento esportivo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Doping: por que sim e por que não

Doping é quando há o uso de substância ilícita, no intuito de assegurar a vitória numa competição. Muitos atletas por falta de capacidade e confiança acabam apelando a fim de maximizar seu rendimento.

Conheça agora as cinco categorias de substâncias usadas por atletas para aumento do rendimento. Saiba agora por que eles usam, e por que não deveriam usar:


Estimulantes: Aumentam a capacidade física e diminuem a sensação de dor. Causa falta de apetite, hipertensão arterial, arritmias cardíacas e diminuição da fadiga. O organismo perde a capacidade de se refrigerar, prejudicando órgãos vitais, onde a consequência muitas das vezes é a morte. Anfetaminas, cocaína, afedrina e cafeína são exemplos de substâncias estimulantes.

Analgésicos narcóticos: A morfina é usada para provas de longa duração a fim de anular uma possível dor. O sistema nervoso central perde a capacidade de receptar e alertar uma lesão. O atleta não sente dor e há o agravamento desta lesão sem que ele perceba. Há perda de coordenação motora, náuseas, insônia, depressão e até a diminuição da freqüência cardíaca.

Agentes anabolizantes: Baseados na testosterona são usados para ganho de força física e diminuição da taxa de gordura. O uso exagerado torna a pessoa mais agressiva, engrossa a voz (principalmente para as mulheres) e aumenta o músculo cardíaco, criando a possibilidade de infarto em jovens. Outra grave conseqüência é a esterilidade.

Diuréticos: Triantereno e furosemida servem para aumentar a produção e excreção da urina. Com isto, o atleta perde peso mais facilmente. Servem também para mascarar o uso de outra substância ilícita, a fim de expelí-la e evitar o flagra nos exames anti-doping. Seu uso causa desidratação, cãibra muscular, incapacidade renal e alterações no ritmo cardíaco.

Hormônios peptídicos e análogos: Nesta categoria, encontra-se o GH, Hormônio responsável pelo crescimento e muito presente durante a fase da puberdade, é utilizado por atletas que já na fase adulta, querem aumentar sua capacidade física. Quando usado em alta dosagem causa crescimento descontrolado de mãos, pés e face. Além de alterações na fisionomia, voz, crescimento do músculo cardíaco e doenças articulares.

Diversos atletas renomados já foram pegos por doping: Giba, do vôlei, foi flagrado pelo uso de maconha quando defendia o Estense 4 Torri, da Itália. O cavaleiro Rodrigo Pessoa já fora prejudicado também quando encontraram em seu cavalo substâncias que acusaram doping. Uma semana após o ouro nos 50m rasos durante o Pan Americano, a nadadora Rebecca Gusmão foi flagrada no doping por excesso de testosterona.


Por isso, a equipe do Blog Interação Esportiva faz esse apelo, para que nossas conquistas sejam fruto de esforço e dedicação, e não de substâncias que prejudiquem nossa carreira e principalmente a nossa saúde!

Por falar em conquista, você já participou da nossa promoção?!

Acesse http://www.eutenhogarra.com.br/ e participe dessa promoção. As melhores histórias serão publicadas no site e os autores ganharão uma camiseta exclusiva!

Um comentário: