Interação Esportiva

O Blog “Interação Esportiva” faz parte de uma pesquisa de comportamento, com o objetivo de identificar e conhecer a comunicação e a interação entre diversas modalidades esportivas.
Todo conhecimento e informação adquiridos serão utilizados no desenvolvimento de produtos voltados para o segmento esportivo.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Treinamento Funcional

O treinamento funcional, assim como qualquer outro tipo de treinamento físico, tem por base a aquisição de capacidade, competência e auto-conhecimento.  Nele, é adquirido, em especial, a habilidade física e a inteligência corporal. Esse treinamento resgata funções e habilidades do corpo humano, que com o passar dos anos, foi se perdendo devido à falta de prática de determinados movimentos.
Seu objetivo é estruturar o corpo para que ele trabalhe com maior exatidão, minimizando riscos de lesões nas fibras musculares, juntas e ligamentos.
Seu público alvo é muito abrangente, podendo ser aplicado a uma criança de 10 anos de idade ou a um idoso de 90, desde que acompanhado por um profissional. O treino é montado de acordo com a rotina da pessoa, e terá sequências de diferentes exercícios combinados. O uso de cabos, elásticos, pesos livres, peso do próprio corpo e exercícios aeróbicos faz com que os adeptos do treinamento funcional trabalhem o maior número de articulações de forma integrada, o que não ocorre em outros tipos de treino.
Segundo a teoria do treinamento funcional, no nosso dia a dia nós não mexemos nossos membros e músculos, nós realizamos padrões de movimento. A seleção de exercícios é baseada nesses padrões de movimento. De acordo com o personal trainner Rafael Roccamora, “se a caneta cai ao chão, nós não fracionamos nossa reação: ‘vou contrair meu abdômen, flexionar os joelhos, contrair o posterior de coxa, etc’, nós simplesmente nos abaixamos e pegamos a caneta.”
O treinamento funcional torna o nosso corpo imune a quaisquer lesões ocasionadas pela falta de equilíbrio, pratica de diversos movimentos que muitas das vezes são deixados de lado pela nossa rotina. Ates de iniciar o treino, deve-se saber quais são as atividades praticadas, gasto energético, demanda metabólica do indivíduo, para que o treino seja baseado no mapeamento de seus pontos fortes e fracos.
Muito praticado por ciclistas, jogadores de futebol e lutadores, o treinamento funcional é considerado “puxado”. Ou seja, os benefícios só surgem se houver dedicação e muito esforço.
 
(Em breve: entrevista completa com o personal trainer especializado em treinamento funcional, Rafael Roccamora. Aguardem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário